Especial de aniversário de 2 anos do Herói X: Superman – Um exemplo de Herói

Publicado em por Igor $tronda
Superman o maior herói da Terra
Por: Igor $tronda
O que é ser um herói? Há diversas respostas possíveis, encontradas em livros, dicionários e nerdstories, no entanto tudo pode ser resumido em: Herói é um ícone que representa o poder usado para ações altruístas. Pensando desta forma, Superman é o maior exemplo que podemos ter no mundo da fantasia/ficção.
Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, Superman abriu alas para todo o panteão de super heróis que nós temos hoje em dia, ajudando a popularizar o gênero tanto no ocidente quanto no oriente, inaugurando a Era de Ouro dos Quadrinhos (1938-50).
Superman na capa da action comics número 1
A história já é velha conhecida de todos. Enviado pelo pai para a Terra, pouco antes de seu planeta natal, Krypton, ser destruído por um fenômeno natural, Kal-El é encontrado por um casal de fazendeiros no Kansas/EUA e eles o criam como seu filho, Clark Kent. Pelos efeitos de nosso Sol amarelo, Clark ganha incríveis poderes tendo força, resistência, velocidade e sentidos muito além de qualquer humano, além da visão de calor e raio-x, e a habilidade mais invejada de todas: A capacidade de voar. Quando adulto vai para a cidade Metrópolis, onde trabalha no jornal Planeta Diário, ao lado de sua affair Lois Lane, e atua como um protetor da cidade, chamado pelo povo de Superman.
E nessa descrição já vemos várias coisas que fazem do Homem de Aço, um herói. Por ser um alienígena, bem como os heróis gregos eram descendentes de Deuses, Clark não tinha motivos genéticos para ter tamanha empatia pelos seres humanos. Ele é o ser mais poderoso da Terra, poderia usar seus poderes para subjugar toda a raça e tornar-se imperador deste planeta azul. Todavia, ele se esconde atrás de seu paletó, chapéu e óculos e decide servir e proteger a humanidade. Pense bem, se você estivesse no lugar de Kal-El, você não ia tirar proveito dos seus superpoderes?
Agora se você acha que ele só é um herói por que tem poderes está enganado, ele é alérgico a Kriptonita, fragmentos radioativos de seu planeta, é fraco contra magia e por diversos meios já ficou sem poderes (muitas delas por bloqueio do Sol amarelo ou exposição a um Sol vermelho), tornando-se tão vulnerável quanto nós, simples humanos. E se pensa que quando isso ocorre, ele leva uma vida normal, engana-se. Com a cara e a coragem ele enfrenta perigos e inimigos que por vezes até com fullpower lhe seriam páreo. Aconteceu na célebre All Star Superman, quando ele sofria de envenenamento radioativo e estava morrendo, mas nem por isso deixou de salvar a cidade de Metrópolis e ainda parar para convencer uma jovem que tencionava se suicidar.
Superman em All Star
Sua idoneidade, altruísmo e incorruptibilidade é o que fazem um herói, mais do que qualquer poder. A boa criação que teve pelos seus pais, Jonathan e Martha Kent (o que no remete a máxima que “educação vem de casa”) o influenciou a ser o melhor que poderia em todos os aspectos de sua vida. No entanto, ele tinha que auto-afirmar essas virtudes a cada ato, o que é difícil para todos, até mesmo para ele. Ninguém disse que o trabalho de Herói era fácil.
O filho das estrelas por diversas vezes nos mostrou que o mais importante não é agir grandiosamente, mas no nível pessoal. Você pode ser herói simplesmente sendo um bom jornalista, médico ou pedreiro, ajudando uma velhinha a atravessar a rua ou salvando um gatinho em cima da árvore, não se entregando ao suborno, à marginalidade ou usando seus subprodutos (drogas, armas, etc). Chapolin Colorado certa vez disse que todos podemos ser heróis, cada um que faz seu trabalho bem feito é um herói e mais certo ele não poderia estar.
Quantos jovens não aprenderam a ter gosto pela leitura incentivados por suas histórias em quadrinho, ou fizeram boas ações por terem aprendido um código de conduta moral com o Homem do Amanhã?
Símbolo do Superman S vermelho brilhante e radiante
E para um herói fictício, até mesmo feitos reais ele produziu.
Após hipotecar a casa para investir num negócio próprio que não deu certo, uma família americana estava sendo despejada de sua casa. Enquanto empacotavam os pertences para sair da casa, que era propriedade da família há mais de 60 anos, os donos da casa encontraram uma caixa cheia de quadrinhos, e entre elas, estava uma Action Comics N.º 1, a edição de estreia do Superman, que tem cerca de 100 cópias no mundo todo.
A revista teve seu valor estimado em 250 mil dólares, devido ao estado de conservação e cobriu o que faltava da hipoteca.
E assim, mais uma vez o Superman salvou o dia impedindo que uma família fosse pra debaixo da ponte.
O segundo exemplo é de como a moral e o exemplo do Superman pode transcender o papel e a película. Veja esse depoimento dado por uma garota americana ao site bspcn.com com o título de Why Superman is my Hero onde afirmou que a atitude do azulão na já citada revista All Star Superman a salvou.
Eu venho lutando contra a depressão desde que tinha 10 anos de idade. Ela me deixou aleijada emocionalmente. Eu estava com 27 anos de idade, não tinha formação e estava desempregada. Então decidi que iria me matar após o Natal. Foi então que o namorado da minha irmã me emprestou essas revistas.
O Superman estava morrendo de envenenamento radioativo e está tentando completar todas as suas tarefas antes de morrer e ainda tem o tempo de salvar uma garota que está prestes a pular de um prédio. Eu chorei por horas depois de ler isto. Me identifiquei tanto com ela e quase podia ouvir o Superman me falando que era mais forte do que imaginava.
Agora toda vez que minha depressão começa a me tomar eu repito as palavras dele e imagino-o me abraçando. Funciona melhor do que qualquer outro remédio que já tomei. Agora estou na faculdade e sou a melhor aluna da classe. Tenho amigos, tenho uma vida. Simplesmente não me importa se ele é só um personagem de quadrinhos. Ele salvou minha vida.
Somente um Herói de verdade para transpor tantas dimensões e vir salvar a vida de alguém neste mundo.
E você, será capaz de tornar-se também um herói?
E quando você se apresentar ao mundo… Olharão você no céu com esperança no amanhã. Ajudará todos a alcançá-la.
De Senhor Destino em Smallville.
Olha só pra ele. Tão firme, tão poderoso… tão bonito. Como um Deus dourado feito de carne. É claro que qualquer Deus consciente iria exigir obediência absoluta como retorno aos seus favores. Mas não, o nosso Homem de Aço nos protege sem pedir nada em troca. E as pessoas? É como se elas o adorassem…
De Lex Luthor em A Morte do Superman (Superman Doomsday)
Superman vigiando a cidade
PS.: Agradeço a todos os meus leitores, fãs e amigos que me ajudaram dentro e fora da internet. Agradeço a toda a DBOF que sempre será meu lar, em especial a Xiku e Arnon que se tornaram repórteres do Herói X. E um agradecimento especial à minha melhor amiga de todas as horas: Mariana Mari-luna! Chegamos à 150000 visitas ao blog em 2 anos, espero que esse número chegue a não menos que o dobro nesse ano.
Nós do Herói X sempre estaremos aqui fazendo nossa parte, jornalismo amador, mas com conteúdo e qualidade de primeira sempre.
Att,
M. Barreto, editor do Herói X e fã daqueles que são heróis nesse mundo.
Adicione-nos no Youtube, Facebook e Twitter.
Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial